Gestão de saúde nas empresas: qual a importância e dicas para resultados positivos
A gestão de saúde nas empresas proporciona um ambiente de trabalho seguro e com condições adequadas para o desempenho das atividades laborais.
Muitas organizações já compreenderam que seus colaboradores estão entre os principais ativos de um negócio, por isso, cada vez mais fala-se sobre gestão de saúde nas empresas.
De acordo com estudo conjunto realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente cerca de 2 milhões de pessoas morrem de causas relacionadas ao trabalho.
Atuando de forma preventiva, a gestão de saúde corporativa busca proporcionar um ambiente de trabalho seguro e com condições adequadas para o desempenho das atividades laborais a fim de evitar doenças e lesões.
Para isso, o foco da gestão de saúde nas empresas é tanto na saúde física, quanto na saúde mental dos colaboradores.
Segundo o Banco Mundial, para cada US$1 investido em tratamento para transtornos mentais, o retorno financeiro é de US$4, uma vez que os trabalhadores passam a ter melhor saúde e mais condições de desempenhar suas funções.
Ao proporcionar um ambiente de trabalho saudável, por meio da gestão de saúde, as empresas impactam diretamente na qualidade de vida e motivação dos colaboradores.
Leia também: Profissional de RH: como gerenciar o uso do plano de saúde na empresa?
A importância da gestão de saúde para as empresas
Mas não só para os trabalhadores a gestão de saúde é importante. Um ambiente de trabalho saudável também rende uma série de benefícios para a empresa que são refletidos na sua lucratividade.
Entre os principais benefícios da gestão de saúde para as empresas podemos citar:
- Aumento da produtividade;
- Redução do absenteísmo e presenteísmo;
- Atração e retenção de talentos;
- Melhoria do clima organizacional;
- Fortalecimento da imagem junto aos clientes.
No entanto, para promover uma boa gestão de saúde corporativa, levando mais bem-estar e saúde para os colaboradores, é preciso que a organização haja de modo contínuo e estratégico.
As ações para preservar a saúde dos funcionários começam antes mesmo da sua contratação e devem seguir até o momento de desligamento do colaborador.
Exames admissionais, exames periódicos, exames demissionais, iniciativas de prevenção e promoção de saúde, além de acesso a planos de saúde são algumas das medidas que estão no cerne da gestão de saúde nas empresas.
Os planos de saúde figuram entre os fatores decisivos para o brasileiro no momento de escolher o emprego, de acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
4 dicas para obter resultados positivos com a gestão de saúde
O primeiro passo para uma gestão de saúde eficiente por parte dos profissionais de RH da empresa depende da escolha assertiva da operadora parceira.
Pesquisar com atenção e escolher uma operadora que alie experiência de mercado, inovações tecnológicas que facilitem o acesso e diminuam a burocracia, sem perder de vista o foco na qualidade de vida dos colaboradores pode fazer toda a diferença na rotina diária do RH.
A seguir, listamos algumas dicas de estratégias de gestão de saúde para que as empresas obtenham resultados positivos:
1. Aposte na prevenção
Campanhas educativas e preventivas ajudam a assegurar que a saúde do trabalhador fique em dia, além de atuarem como alerta sobre temas importantes.
Rodas de conversa, palestras presenciais ou virtuais, distribuição de materiais impressos informativos, assim como a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) são alguns exemplos de ações que colaboram para prevenir doenças e acidentes ocupacionais.
2. Leve em conta a saúde mental
A pandemia aumentou significativamente a ocorrência de transtornos mentais, sendo assim, priorizar a saúde mental, além de adotar medidas para um ambiente de trabalho livre de assédio e aberto ao diálogo, são ações que podem fazer a diferença no rendimento das equipes.
O treinamento de lideranças para promover a maior integração entre os colaboradores, a criação de canais ativos de feedback e oferta de suporte psicológico virtual também devem ser avaliados pelos gestores.
3. Incentive as atividades físicas
A prática de ginástica laboral, além de incentivar o combate ao sedentarismo, fonte de inúmeras doenças, colabora para reduzir o cansaço e o estresse, melhora a postura corporal e previne doenças ocupacionais, como a lesão por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).
4. Invista no ambiente físico
Fornecer condições de trabalho ergonômicas, seguras e confortáveis otimiza o bem-estar dos funcionários, previne doenças e lesões ocupacionais, bem como aumenta a produtividade.
Além do mobiliário, a gestão de saúde deve se atentar para outros fatores como ruídos, temperatura, luminosidade e repetição de movimentos.
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