As estrias são uma das condições mais comuns que afetam a pele, por isso é natural que muitas pessoas busquem tratamentos para tirar ou amenizar a aparência delas. Continue lendo e saiba mais sobre as estrias e os diferentes tratamentos que existem.
 

O que são as estrias?

Estrias são marcas na pele que geralmente aparecem como linhas alongadas, finas e com uma cor diferente do tom da pele circundante.

Elas se formam quando a pele é esticada rapidamente além da sua capacidade de se recuperar, como é no ganho ou perda de peso, ou ganho de massa magra muito rápida. Por isso, as fibras colágenas e elásticas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem, não se recuperam a tempo e ficam as cicatrizes.

As estrias podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns na barriga, coxas, nádegas e seios.

Embora algumas estrias desapareçam com o tempo, muitas vezes elas são permanentes e exigem tratamentos estéticos. Por isso, muitas pessoas sentem que as estrias afetam a autoestima e buscam meios para tirar ou amenizar sua aparência no corpo.

Portanto, consultar um dermatologista é a melhor maneira de descobrir qual opção de tratamento é a mais adequada para cada indivíduo.

Além disso, as estrias não são todas iguais, elas podem ser de dois tipos: estrias vermelhas (recém-formadas) e estrias brancas (antigas).

 

Tipos de Estria

A coloração da estria define o “tempo de vida” dela, ou seja, as mais avermelhadas são mais recentes e as brancas, são mais antigas.
 

Estrias Vermelhas

As estrias vermelhas (algumas vezes roxas) são aquelas que acabaram de se formar na pele e tem um alto fluxo sanguíneo na área, por isso são dessa coloração.

Por serem recentes, essas são mais fáceis de tratar do que as estrias brancas. Então, se você notar estrias vermelhas na pele, procure um dermatologista para tratar o problema o mais rápido possível e evitar a formação de estrias brancas.
 

Estrias Brancas

As estrias brancas são aquelas que já estão presentes na pele há algum tempo. Elas têm uma aparência branca ou prateada e são mais difíceis de tratar porque já estão cicatrizadas.

 

Causas de Estria

Existem várias causas para o aparecimento de estrias, por exemplo:

– Ganho ou perda de peso rápido;

– Gravidez;

– Puberdade;

– Uso prolongado de medicamentos corticosteroides;

– Fatores genéticos;

– Musculação intensa;

– Implantes mamários;

– Condições de saúde, como síndrome de Cushing ou síndrome de Marfan, por exemplo.
 

Como tirar estrias: 4 opções de tratamento

Existem vários tratamentos que ajudam a tirar as marcas de estrias do corpo, embora alguns sejam realizados apenas em clínicas de dermatologia, outros podem ser realizados em casa. Mas em geral, o objetivo é renovar o tecido e estimular a produção de colágeno.
 

1. Cremes e loções enriquecidas

Os cremes que contêm ácido retinóico, glicólico ou vitamina C são ótimos para tirar estrias. Os ácidos ajudam a estimular a produção de colágeno na pele, por isso, podem ser usados para tratar as estrias brancas e as vermelhas.

O peeling químico, por exemplo, é um tratamento que também usa ácidos para renovar a camada superficial da pele. Mas, por ser um pouco mais agressivo, pode ser necessário maior cuidado e um tempo de recuperação.

Os ácidos, por sua vez, podem causar irritação na pele e só devem ser usados sob a supervisão de um médico.

 

Leia também: Conheça os diferentes tipos de peelings e para o que serve cada um
 

2. Microagulhamento e microdermoabrasão

O microagulhamento é um tratamento em que pequenas agulhas são usadas para perfurar a pele, estimulando a produção de colágeno. Por isso, pode ser eficaz no tratamento de estrias brancas e vermelhas.

Já a microdermoabrasão consiste em uma esfoliação com cristais que renova a pele. Por isso, essa é uma boa opção para estrias brancas.
 

3. Vários tipos de luz e laser

Os tratamentos a laser e luz pulsada funcionam aquecendo as camadas internas da pele, o que ajuda a estimular a produção de colágeno. Em geral, esse tratamento é mais eficaz quando as estrias são novas, mas também podem ajudar a tirar estrias mais antigas.
 

4. Mudanças de estilo de vida

Além dos tratamentos mencionados, fazer mudanças no estilo de vida também pode ajudar a amenizar o aspecto das estrias, bem como preveni-las. Tente, por exemplo:

– Manter uma dieta saudável e equilibrada;

– Manter-se hidratado bebendo bastante água;

– Controlar o ganho de peso;

– Hidratar bem a pele;

– Praticar exercícios físicos regularmente;

– Evitar o uso de corticosteroides em excesso.

 

Confira: 5 dicas práticas para cuidar da pele no dia a dia
 

É preciso lembrar que cada pessoa é diferente e pode responder de forma diferente aos tratamentos, por isso, uma consulta com um especialista irá direcionar o melhor tratamento para seu caso.
 

Saiba mais sobre dermatologia e saúde no nosso blog.