As frutas vermelhas são fortes aliadas do sistema imunológico, da microbiota intestinal, da visão e do coração. Aliás, grande parte das frutas que têm coloração avermelhada e de tom roxo-escuro são consideradas pertencentes ao poderoso grupo das frutas vermelhas.

O fator que realmente destaca as frutas vermelhas das outras frutas é a sua propriedade antioxidante, que tem a função de proteger o organismo contra a ação dos radicais livres. Isso tudo, na verdade, se deve à presença dos compostos, como o resveratrol e polifenois e outras vitaminas antioxidantes. Eles atuam na promoção da saúde intestinal e ainda tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico.

Também conhecidas como berries, as frutas vermelhas podem ser usadas no dia a dia de diversas formas, sendo as mais conhecidas: sucos, in natura, geleias e receitas. A orientação é deixar a imaginação e o paladar comandarem.

Segundo Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, todas as frutas são importantes, uma vez que são ricas em vitaminas, fibras e minerais. As frutas vermelhas ganham destaque devido aos vários benefícios observados, como a presença de magnésio, antocianinas e compostos fenólicos que podem ajudar na prevenção do envelhecimento precoce.

Leia também: Hábitos para manter o sorriso saudável 

Benefícios do consumo de frutas vermelhas

Os benefícios do consumo de frutas vermelhas no dia a dia são muitos. Por isso, separamos alguns deles:

1. Beneficiam a visão

A presença de grande quantidade de vitamina C, fósforo e vitaminas do complexo B resultam em um grande benefício para os olhos.

2. Auxiliam na prevenção da anemia

A junção dessas frutas com alimentos ricos em ferro, forma a combinação perfeita na promoção e absorção do mineral. A vitamina C facilita a absorção do ferro pelo corpo, ou seja, é indicada para quem quer evitá-la.

3. Aumentam a saciedade

Sabe aquele plano de perder peso? Então, as frutas vermelhas são ótimas aliadas. Isso acontece devido a grande quantidade de substâncias encontradas nelas, como as fibras, causando uma sensação de maior saciedade quando são ingeridas.

4. Têm ação anticancerígena e desintoxicante

As frutas vermelhas são ricas em antocianinas - substância que fornece a coloração avermelhada/arroxeada - que ajudam no combate à inflamação e ação dos radicais livres.

A Dieta Nórdica - bastante comum em países como Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia - prioriza produtos frescos (com 80% de vegetais), peixes e carnes de caças locais e foi considerada pela OMS, em estudos feitos, um dos melhores caminhos para a saúde plena.

Segundo a ACT Promoção da Saúde, as frutas vermelhas fazem parte da Dieta Nórdica. Por se tratar de uma dieta vinda da Europa, algumas das recomendações de alimentos são muito caras no Brasil ou podem ser difíceis de achar, mas é possível fazer adaptações. As frutas vermelhas encontradas no Brasil são: morango, melancia, cereja, framboesa, amora, açaí, acerola, caqui, romã, ameixa, jabuticaba, uva roxa e maçã.

Uma boa opção é consumir tanto as frutas vermelhas como as frutas roxas, que também são ricas em antioxidantes, além de incluir os legumes, verduras, fibras e cereais nas refeições.

8 frutas vermelhas e seus benefícios:

1. Morango

Essa fruta se destaca pela alta concentração de vitamina C.

2. Cereja

Com poucas calorias, essa fruta é a super amiga dos cabelos e das unhas.

3. Amora

Essa fruta carrega ácido elágico, substância anti oxidante e anti cancerígeno. Além disso, esbanja presença de vitamina E (que ajuda a retardar o envelhecimento da pele) e fibras alimentares.

4. Framboesa

Possui um elevado teor de água.

5. Mirtilo

O agente antioxidante natural encontrado em alimentos dessa cor, chamado luteína, ajuda bastante no reforço do sistema imunológico.

6. Groselha

Fonte rica de potássio.

7. Cranberry

Fruta bastante utilizada para tratar infecções urinárias.

8. Açaí

Garante bastante energia no seu dia.

Uma dica importante para obter o máximo de benefícios dessas frutas é consumi-las na sua forma fresca, ou seja, in natura, ou ainda como sucos e vitaminas, os quais não devem ser coados nem adicionados de açúcar.

Opte sempre pelas frutas orgânicas, isso porque elas trarão maiores benefícios para a saúde, uma vez que são livres de agrotóxicos.

As opções congeladas, mais vendidas nos supermercados, também compõem o quadro de boas opções para o consumo diário, uma vez que o congelamento mantém quase todos os seus nutrientes e ainda é capaz de aumentar a validade do produto, facilitando sua utilização.

É recomendado consumir frutas vermelhas de 3 a 4 vezes por semana, de preferência variando as frutas para garantir a ingestão de mais nutrientes.

Gostou do conteúdo? Acompanhe outros conteúdos no nosso blog!