No verão, comer comidas refrescantes pode ajudar a encarar o calor e aproveitar as férias.

Com a chegada do verão, calor e as viagens para a praia muitas pessoas deixam os cuidados com a alimentação de lado. Por isso, preparamos aqui várias dicas para manter a alimentação saudável no verão e receitas de comidas refrescantes.

Além disso, nos períodos de calor intenso, é comum que ocorram problemas digestivos ou desconfortos gastrointestinais. Isso ocorre porque o processo de digestão demanda muita energia. Com o aumento da temperatura, a energia do corpo é direcionada para reduzir a temperatura corporal, atrapalhando a digestão.
 

Sintomas e causas da má digestão

Portanto, a ingestão de alimentos pesados e de difícil digestão no verão contribuem para o surgimento de sintomas típicos da má digestão. Alguns dos sintomas de problemas digestivos são:

- Azia;

- Estufamento;

- Queimação;

- Refluxo;

- Tosse seca;

- Qualidade do sono prejudicada;

- Vômitos;

- Dores abdominais;

- Enjoos;

- Sensação de estômago cheio;

- Eructações (arrotos).
 

Outras causas para a má digestão incluem: comer depressa e sem mastigar corretamente, beber líquidos em excesso no momento da ingestão dos alimentos e ingerir alimentos muito gordurosos.

Segundo pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, quase metade dos brasileiros apresentam algum sintoma de problema digestivo. A azia é o sintoma mais presente nas cinco regiões do Brasil, mas o refluxo é o que causa mais desconforto. Além disso, as regiões com maior índice de relatos de problemas digestivos são o Nordeste e o Centro-Oeste, as duas regiões mais quentes do país.

Para evitar os sintomas de má digestão, uma boa aposta para o verão é a ingestão de comidas refrescantes e de fácil digestão. Esses alimentos ajudam a diminuir a temperatura corporal, são altamente nutritivos e auxiliam na reposição de água, vitaminas e sais minerais que foram eliminados durante o suor.
 

Comidas refrescantes e de fácil digestão

Recomenda-se uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes durante o ano todo. No entanto, no verão algumas opções são mais interessantes do que outras.
 

1. Alimentos ricos em água e sais minerais

O risco de desidratação aumenta devido à alta perda de água pelo suor. Portanto, incluir alimentos ricos em água na alimentação é uma boa escolha para evitar a desidratação.

Confira alguns alimentos refrescantes ricos em água e nutrientes:

- Melancia;

- Pepino;

- Morango;

- Coco;

- Pera;

- Maçã;

- Uvas;

- Tomate;

- Abacaxi;

- Pimentão.

Além de serem refrescantes e favorecerem a reposição da água do corpo, esses alimentos também auxiliam no processo de digestão, pois, a água é essencial para diminuir a prisão de ventre.
 

2. Aves e peixes

Aves e peixes são proteínas mais fáceis de digerir do que a carne vermelha, por exemplo. Além disso, são altamente nutritivos. Prefira cortes mais magros, como peito das aves, por exemplo. Para o preparo, evite frituras em óleo e dê preferência para os grelhados, assados ou cozidos.
 

3. Gengibre

O gengibre é uma raiz com diversas propriedades fitoterápicas. Ele tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antioxidantes e controla a glicemia e o colesterol. Além de fazer parte da lista de alimentos refrescantes, ele é termogênico e aumenta a secreção de suco gástrico, auxiliando na digestão dos alimentos.

Caso haja presença de sintomas de má digestão, o consumo de gengibre pode melhorar a náusea, queimação e dores estomacais. Para consumo do gengibre, é mais comum em forma de chás, sopas, sucos e saladas.
 

4. Vegetais cozidos

Os vegetais cozidos são mais fáceis de digerir e possuem menos fibras do que os crus.

Se você consome excesso de fibras pode apresentar gases e estufamento. Mas lembrando sempre que uma alimentação rica em fibras previne e até pode tratar doenças.
 

3 receitas refrescantes para o verão
 

Smoothie de frutas

Os smoothies (ou batidas, em português) são ótimas opções para o verão. Além de utilizarem frutas como base para as preparações, eles são gelados e, portanto, ajudam a refrescar.


1. Smoothie verde

- 1 xícara de espinafre

- 1 xícara de couve

- ½ xícara de aipo

- ½ colher de canela em pó

- 1 maçã verde

- 1 pera

- 1 banana congelada

- 2 copos de água

- Menta ou hortelã fresca

Bata tudo no liquidificador.

 

2. Smoothie de frutas vermelhas

- 150 g de morango

- ½ xícara de framboesas congeladas

- 2/3 de iogurte natural

- 1/3 xícara de leite

- Gelo em cubos

Bata tudo no liquidificador.
 

Sorvete caseiro de frutas

O sorvete caseiro de frutas também é uma ótima aposta para incentivar as crianças a se alimentarem melhor no verão. Além de serem saudáveis, são atrativos e refrescantes.
 

3. Sorvete de coco com frutas vermelhas

- 150 g de frutas vermelhas (framboesas e/ou amoras)

- 400 mL de leite de coco

- 1 copo de iogurte natural

- 1 colher de essência de baunilha

Em uma tigela, misture os ingredientes. Com um garfo, esmague levemente as frutas, deixando alguns pedaços maiores. Transfira para formas de sorvete e congele entre 8 e 12 horas.

 

Leia também: Alimentação saudável para crianças: 10 dicas para o seu filho comer melhor.

 

Você pode combinar as frutas que gosta, inovar e criar smoothies e sorvetes caseiros da sua preferência.

Experimente também receitas de saladas frias com manga, abacaxi, macarrão e até iogurte natural. O importante é manter-se hidratado, nutrido e saudável.

Conheça o Programa Nutricionista à distância da Care Plus. Com o programa você pode tirar dúvidas com nutricionistas de forma remota e cuidar da sua saúde e da sua família de qualquer lugar.

Saiba mais sobre saúde e qualidade de vida no blog da Care Plus.