Mesmo frequentando a academia de ginástica regularmente você já teve a sensação de que não consegue alcançar seus objetivos? Parece que o treino não dá resultados? A definição do bíceps não aparece, o treino de dorsal não dá resultado, a barriga não seca, nem o peitoral define?

Primeiro de tudo, mantenha a calma e saiba que você não está sozinho! Essas questões são, na verdade, aflições comuns a muitos frequentadores de academia e que esperam que o resultado venha rápido. Olha lá! Antes do resultado chegar, você também deve fazer a sua parte, além de que, cada corpo tem o seu biotipo, logo, cada pessoa possui a sua individualidade biológica.

Isso quer dizer que cada corpo tem um tempo específico para apresentar resultados após um período de treinamento. Não há fórmula, nem receita pronta que determine o prazo para o início do aparecimento dos resultados.

 

Leia também: Quais são os cuidados para quem pratica atividade física

 

O seu treino não dá resultados? Confira os principais fatores que devem ser observados

É preciso levar em consideração fatores como o objetivo de cada treino. Treinos com foco em ganho de massa muscular apresentam resultados em tempo diferente de treinos focados na melhora cardiorrespiratória, por exemplo.

A idade também precisa ser considerada. A partir dos 40 anos, o corpo começa a perder massa muscular naturalmente, fazendo com que seja mais desafiador construir músculos. De todo modo, isso não deve ser levado como um empecilho, mas sim, como fator motivador para manter o foco nos treinos e em outras práticas saudáveis.

Características de gênero também têm influência no resultado do treino, já que homens e mulheres são diferentes não só na anatomia, como na fisiologia. Homens ganham músculos de modo mais rápido, mulheres tendem a ter um pouco mais de dificuldade já que o percentual muscular masculino é maior.

 

Quanto tempo demora?

Exercícios aeróbios, como caminhada, corrida e ciclismo normalmente apresentam resultado entre a segunda e quarta semana de treinamento. Os exercícios de força, como a musculação, também começam a mostrar resultados com esse tempo.

Já em relação à hipertrofia muscular, os resultados podem ser vistos entre a sexta e a décima semana.

 

5 erros que fazem com que o seu treino não dê resultado


1. Alimentação inadequada

Durante a rotina de treinos, o corpo aumenta as necessidades nutricionais devido ao aumento do metabolismo, tanto para construção muscular quanto na recuperação. 

Assim, uma alimentação inadequada faz com que seu treino não renda o suficiente. É da sua alimentação que sai a energia necessária para realização dos treinos. E fique atento! Treino sem nutrição adequada não dá resultado.

Os nutrientes dos alimentos são responsáveis por auxiliar no aumento da força e da resistência.

Por isso, o acompanhamento nutricional junto com a reeducação alimentar é importante para a elaboração de uma dieta balanceada e adequada aos seus objetivos.

 

Leia também: O que é mais importante, qualidade ou quantidade de alimentos?

 

2. Falta de descanso

Pode parecer contraditório à primeira vista, mas descansar também é fundamental para o rendimento do treino. Essa dica é muito importante.

É preciso respeitar os intervalos entre os treinos para que o corpo possa se recuperar do estresse físico ao qual foi submetido durante a realização dos exercícios.

A falta de descanso afeta também os hormônios que controlam o apetite, fazendo com que você sinta a necessidade de comer lanches que fornecem energia rápida, geralmente alimentos altamente calóricos, açucarados e gordurosos.

Com o descanso, a fadiga será reduzida, assim como a possibilidade de eventuais lesões musculoesqueléticas podem ser minimizadas.

De acordo com um estudo do American College of Sports Medicine, uma boa noite com pelo menos 8h de sono e horários de dormir regulares também contribuem para o sucesso do treino. Por isso, fique atento a como anda o seu ritmo de sono e de descanso.

 

3. Hidratação insuficiente

O corpo consome grande quantidade de líquido durante a prática de exercícios físicos.

É recomendado que a água seja ingerida antes, durante e após o treino para hidratar o organismo.

A hidratação irá aumentar a resistência muscular, evitando lesões, como contraturas ou rupturas musculares. O consumo de líquidos também favorece a recuperação muscular.

A ingestão de líquidos é importante ao treinar tanto em ambientes fechados, como ao ar livre.

 

Leia também: Lesão no joelho: como se proteger durante os treinos

 

4. Treinos sem variação

Embora os resultados positivos de um treino variem dependendo do sexo, idade e grupos musculares trabalhados, é importante manter a alternância dos exercícios com aumento progressivo de peso durante o treinamento de força para assim não cair no processo de homeostase - quando o corpo se adapta ao estímulo e não consegue mais evoluir.

Os exercícios aeróbios devem fazer parte da sua rotina de treinamento, mesmo que o seu objetivo seja força ou hipertrofia, pois eles auxiliam em várias funções metabólicas e celulares, o que ajuda a melhorar o resultado do treino.

 

5. Conte com acompanhamento profissional

Independente de resultados alcançados de modo rápido ou não, praticar atividades físicas é sempre melhor para sua saúde do que o sedentarismo.

As novas diretrizes, lançadas pela OMS, recomendam pelo menos 150 a 300 minutos diários de atividade aeróbia. Essa indicação inclui, também, pessoas com doenças crônicas. Já para crianças e adolescentes, uma média de 60 minutos por dia é o ideal.

O acompanhamento profissional é fundamental na orientação das atividades físicas para atender as diversas particularidades que cada pessoa demanda.

Assim como a realização de um check-up médico para diagnosticar as condições físicas e nortear os cuidados necessários para prática do treinamento pretendido.

Quer mais dicas de saúde? Continue navegando no nosso blog e saiba mais!