Dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, a data busca conscientizar e alertar trabalhadores e gestores acerca de dispositivos e normas voltados para como prevenir acidentes de trabalho.

O dia escolhido remete à publicação, em 1972, das portarias que instituíram o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e os serviços de Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho.

De acordo com o Artigo 19 da Lei 8.231/91, definição de acidente de trabalho compreende:

“Acidente de Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Contudo, conforme a legislação brasileira, as doenças ocupacionais também estão enquadradas na categoria de acidentes de trabalho.

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, constituído pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT),  entre 2012 a 2020, no Brasil, foram registrados 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho.

A OIT aponta ainda que, no contexto dos países do G-20 e das Américas, o Brasil desponta na segunda colocação do ranking de mortalidade no trabalho, com oito óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego.

Diante de números tão alarmantes, não cabe dúvidas de que é preciso reforçar as precauções e a implementação de medidas que busquem reduzir os casos de doenças e acidentes relacionados ao ambiente de trabalho que acometem os brasileiros.
 

Leia também: PCMSO: o que é, para que serve e qual a importância
 

Conheça 5 dicas de como prevenir acidentes de trabalho

Além de prejudicar os colaboradores, ou até mesmo causar a morte, os acidentes de trabalho geram uma série de prejuízos para as empresas que envolvem desde indenizações trabalhistas, multas aos órgãos fiscalizadores e custos com o afastamento do trabalhador.

Já investir na prevenção dos acidentes e doenças do trabalho tem muitos benefícios, entre eles promover o aumento da produtividade da empresa, melhorar a qualidade de vida para os colaboradores e fortalecer a imagem organizacional perante os consumidores.

Para ajudar gestores e profissionais do setor de Recursos Humanos (RH) na criação de um ambiente seguro e promover boas práticas de segurança do trabalho, a seguir, listamos 5 dicas essenciais de como prevenir acidentes de trabalho:
 

1. Não flexibilize o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

A utilização dos EPIs é de fundamental importância para proteção dos trabalhadores e podem variar de acordo com a atividade exercida. A empresa é obrigada por lei a fornecer os equipamentos aos colaboradores e deve também exigir a sua utilização, não sendo facultativo o uso.

 

2. Intensifique a sinalização de áreas de risco

Sinalizar adequadamente áreas de risco e potencialmente perigosas serve de alerta para o colaborador saber como se comportar em determinado local ou situação. As sinalizações devem sempre seguir os padrões estabelecidos por meio das Normas Regulamentadoras (NRs) a fim de evitar multas.


3. Promova treinamentos e capacitações voltadas para Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

Além de serem uma exigência legal, os treinamentos têm um papel importante na conscientização do trabalhador sobre os modos corretos de execução das tarefas para evitar riscos inerentes às funções exercidas.

 

4. Incentive a participação na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA)

Formada por representantes do empregador e dos empregados, a CIPA é um instrumento aliado na melhoria e contínuo aperfeiçoamento das medidas preventivas de segurança e no zelo pela integridade física e mental dos profissionais.


5. Preze pela ergonomia

Oferecer um ambiente de trabalho ergonomicamente adequado, além de aumentar a produtividade, colabora com a prevenção de doenças ocupacionais que podem impactar a qualidade de vida dos trabalhadores, como LER (Lesão por esforço Repetitivo) e DORT (Doença Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), além de diminuir o risco potencial de acidentes.
 

Veja também: Profissional de RH - como gerenciar o uso do plano de saúde na empresa?
 

Care Plus: soluções personalizadas em saúde e segurança no trabalho

A Care Plus Ocupacional busca aliar a excelência médica e eficiência administrativa comprovadas em 30 anos de experiência de mercado para ofertar soluções de serviços em Saúde e Segurança do Trabalho.

Para isso, investimos em tecnologia e dispomos de uma equipe altamente qualificada com conhecimentos técnicos com foco em reduzir ou até eliminar os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Nossos serviços incluem treinamento em EPI, apoio na gestão dos impactos ergonômicos

nas atividades realizadas na empresa, implantação e treinamento da CIPA, capacitações e treinamentos em áreas diversas, como brigada de incêndio e trabalho em altura, entre muitos outros.

Todas as atividades desenvolvidas pela Care Plus Ocupacional estão de acordo com as normativas técnicas legais previstas, considerando as características de cada organização e seu Grau de Risco.

Assim, todas as soluções ofertadas são personalizadas de acordo com as necessidades de cada empresa, tendo como objetivo reduzir os acidentes de trabalho e evitar doenças ocupacionais.

Para saber mais detalhes ou solicitar uma cotação, entre em contato conosco.