O despertador toca e, antes mesmo do sol nascer, surge a oportunidade de transformar não apenas o corpo, mas também a trajetória profissional. Estudos recentes têm apontado uma conexão íntima entre o exercício matinal e o bem-estar geral, tanto físico quanto profissional. Então, vamos mergulhar nesse mundo de benefícios que treinar de manhã pode trazer para sua saúde e sua carreira.

 

4 benefícios de treinar de manhã

É importante reforçar que praticar exercícios físicos traz benefícios independentemente do horário escolhido. Mas, as pesquisas indicam que treinar pela manhã pode ser ainda mais benéfico para a saúde e para a carreira.

 

1. Melhora a saúde mental

Alguns estudos revelam que a prática de exercícios pela manhã não apenas fortalece os músculos, mas também amplia os horizontes da mente. Isso acontece porque a liberação de endorfinas durante a atividade física matinal impulsiona a energia para o dia e atua como um antídoto natural contra o estresse. Assim, é possível reduzir o risco de depressão e de ansiedade, e aumentar os neurotransmissores que promovem felicidade e bem-estar.

Além disso, treinar pela manhã estabelece uma rotina que regula o sono, melhora o humor e aumenta a concentração ao longo do dia. Os benefícios são profundos e se estendem muito além das horas dedicadas ao exercício.

 

2. Melhora a resistência cardiovascular e física

A prática regular de exercícios oferece uma série de benefícios físicos que abrangem desde o fortalecimento muscular até a melhoria da saúde cardiovascular. Essas atividades não apenas fortalecem os músculos, mas também contribuem para um coração mais saudável, melhorando a circulação sanguínea e reduzindo o risco de doenças cardíacas e cerebrais.

Além disso, ajudam no controle do peso corporal, aumentam a flexibilidade, melhoram a resistência física e fortalecem os ossos, prevenindo problemas como a perda de densidade mineral óssea.

Portanto, a prática regular de exercícios é um pilar fundamental para uma vida mais saudável e equilibrada. Afinal, ela oferece benefícios físicos que vão além do aspecto estético, impactando positivamente o corpo de várias maneiras.

 

Leia também: Doenças cardiovasculares: veja 7 dicas de como prevenir

 

3. Aumenta a produtividade e desempenho no trabalho

Surpreendentemente, a influência do treino matinal vai além dos limites físicos e emocionais, afetando também o desempenho profissional. Estudos indicam que pessoas que se exercitam pela manhã apresentam níveis mais altos de satisfação no trabalho, o que se traduz em menor probabilidade de deixar seus empregos.

De acordo com uma pesquisa da Velotric Bike, pessoas que praticam exercícios à noite, tem 33% mais chance de relatar estresse no trabalho. Além disso, 69% das pessoas que treinam de manhã relataram maior produtividade no trabalho, quando comparados com pessoas que vão treinar à noite. 

A pesquisa aborda também maior satisfação com o trabalho (73%) e maior probabilidade de ocupar cargos de gerência (44%) para os praticantes matutinos.

A energia extra, a clareza mental e a capacidade aprimorada de lidar com desafios são habilidades que se destacam entre aqueles que se dedicam a atividades físicas matutinas, resultando em maior produtividade e engajamento no ambiente de trabalho.

 

Confira também: Como aumentar o foco no trabalho: saiba como eliminar fatores que roubam a sua atenção

 

4. Melhora as relações sociais

Ainda conforme o estudo da Velotric, 75% das pessoas que vão treinar pela manhã têm melhores relações com amigos e família, e 65% estão mais satisfeitas com suas relações românticas.

Esses números ressaltam como o treino matinal pode ter um efeito abrangente e positivo não apenas na saúde individual, mas também nas interações sociais e afetivas.

 

Dicas para começar a treinar de manhã

Treinar de manhã pode ser a chave que faltava para desbloquear todo o seu potencial. Portanto, que tal dar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável e uma carreira mais satisfatória? Confira as nossas dicas para começar a treinar de manhã.
 

- Planeje

O sucesso de treinar de manhã começa na noite anterior. Ou seja, prepare sua roupa de exercício, coloque o despertador em um local distante da cama e visualize seus objetivos. Com um planejamento, as chances de sucesso são maiores.

 

- Comece leve e progressivamente

Não é necessário começar com treinos intensos. Portanto, comece com atividades leves, como uma caminhada ou alongamento. Conforme você se habitua ao horário matutino, vá aumentando a intensidade.

 

Confira: Como incluir a atividade física na sua rotina

 

- Escolha uma alimentação de pré-treino

Opte por refeições leves e ricas em carboidratos complexos. Frutas e aveia são opções excelentes para fornecer energia suficiente para o treino sem sobrecarregar o sistema digestivo.

 

Saiba mais: Como o preparo dos alimentos pode alterar seu valor nutricional e dicas para preservar

 

- Não julgue você mesmo

Siga seu ritmo e sua capacidade. É claro que haverá dias de indisposição para treinar de manhã, mas lembre-se que treinar em qualquer hora do dia é melhor do que não fazer nada. Então, siga sua rotina, não se compare com os outros, alegre-se com o próprio progresso e sinta-se feliz com sua dedicação. 

 

Leia: Veja 5 erros que podem fazer com que o seu treino não dê resultado

 

Treinar de manhã vai muito além de esculpir o corpo; é um investimento na saúde mental, física e na carreira. A pesquisa é clara: aqueles que abraçam a rotina de exercícios matinais colhem benefícios que transcendem os limites da academia. É o combustível necessário para enfrentar os desafios diários e alcançar o sucesso, tanto na vida pessoal quanto profissional.

 

Quer ler outras dicas de saúde e bem-estar? Acesse o blog Care Plus +.