A sinistralidade é um dos principais pontos de atenção quando o assunto é plano de saúde empresarial. Por estar diretamente relacionada com os reajustes da modalidade, o controle é essencial para evitar gastos acima do previsto para a empresa e seus colaboradores.

Basicamente, a sinistralidade do plano de saúde empresarial é representada pela relação entre o número de procedimentos cobertos pela operadora e realizados pelo beneficiário em um determinado período, os chamados sinistros, com o prêmio pago pelos beneficiários ou pela empresa, dependendo da modalidade contratada junto à operadora.

Ações que ajudam a equilibrar a sinistralidade do contrato geralmente são atribuídas ao gestor de recursos humanos, que realiza a administração dos benefícios oferecidos aos colaboradores.

Por isso, boas operadoras de saúde criam programas de prevenção e acompanhamento, e atuam em conjunto com os RHs das empresas clientes para atingir os resultados esperados e evitar gastos extras.

Listamos abaixo 2 exemplos de programas oferecidos por empresas de planos de saúde empresarial, confira!

 

  1. Programas que estimulam a alimentação saudável

Como mencionado, reduzir a sinistralidade do plano de saúde empresarial é muito importante para evitar o aumento dos gastos e também para garantir a continuidade do benefício. Mas, sem um apoio adequado, é bastante difícil para o gestor de RH controlar todas as movimentações realizadas pelos colaboradores.

Por isso, investir na conscientização do time é uma das formas mais eficazes para manter a sinistralidade dentro do esperado. Para auxiliar as empresas nesse trabalho, boas operadoras criaram programas que visam estimular a alimentação saudável dentro e fora do ambiente de trabalho, ações que ajudam a reduzir o número de consultas e exames em médio prazo.

Por exemplo, por meio de um programa de atendimento nutricional durante o expediente é possível apresentar para os colaboradores hábitos alimentares corretos que levam à uma vida mais saudável. Ainda seguindo essa linha, na Care Plus, existe a consultoria Nutri Mais, na qual ela mostra para os colaboradores soluções de nutrição e alimentação para tornar a rotina de trabalho mais saudável.

 

plano de saúde empresarial

 

  1. Programas focados na gestão da saúde ajudam a equilibrar a sinistralidade

Além da conscientização dos colaboradores, é importante que os profissionais de RH também tenham acesso a programas que ajudem na gestão da saúde e, consequentemente, no controle da sinistralidade.

Para auxiliar os gestores neste importante trabalho e evitar que a sinistralidade aumente consideravelmente os gastos das companhias, boas operadoras de plano de saúde empresarial criaram serviços focados na administração desse benefício, que inclui relatórios gerenciais eletrônicos atualizados mensalmente com os resultados de utilização do benefício pelos colaboradores. Assim, o gestor de RH consegue acompanhar toda a movimentação, estabelecendo medidas, caso necessário, para equilibrar a sinistralidade.

 

Quer ver mais dicas? Continue sua visita pelo blog da Care Plus.