A saúde bucal está intrinsicamente ligada ao bem-estar do corpo, afinal muitos problemas podem ser identificados ao manifestarem certos sintomas já na boca. Sabemos ainda que cada organismo tem sua individualidade, assim como que as condições da mulher podem facilitar o surgimento de alguns problemas, afetando a saúde bucal.

Por exemplo, as alterações hormonais como a puberdade, a menstruação, gravidez ou até mesmo a menopausa, presentes na maior parte da vida das mulheres, trazem mudanças também em suas bocas. E, quando estão no pico das oscilações hormonais, as gengivas podem ficar mais sensíveis à placa bacteriana e, também ao desenvolvimento de outros problemas que podem parecer simples. Mas se não recebem a devida atenção, sua evolução pode ser prejudicial ao bem-estar e qualidade de vida. Por isso, a escovação é essencial para evitar complicações futuras.

Algumas condições também facilitam possíveis complicações:

  • Problemas periodontais: aos longos dos anos a mulher passa por diversas etapas, as conhecidas mudanças de hormônio, que podem facilitar possíveis infecções, impactando a saúde da gengiva da mulher e causando problemas periodontais com maior frequência se comparado aos homens.

 

  • Faixa etária: na idade mais avançada é comum que as mulheres fiquem mais suscetíveis à perda de dentes do que os homens, por conta da redução acentuada na salivação e estrutura óssea.

     

  • Gestação: durante esse período, as mulheres podem desenvolver alguns problemas bucais por conta do aumento da progesterona, hormônio essencial na gravidez. Por esse motivo é indicado o pré-natal odontológico (as avaliações dos profissionais podem identificar possíveis questões no seu estágio inicial e tratar com agilidade e segurança para a mulher e para o bebê).

     

  • Consumo de contraceptivos orais: os contraceptivos ingeridos via oral facilitam a inflamação das gengivas, o que em alguns casos permite a manifestação de doenças periodontais.

Outro problema muito comum nas mulheres é a osteoporose. Conforme a idade avança, é comum acontecer a diminuição da concentração de cálcio. O hormônio estrogênio sofre uma queda em sua produção, o que induz e acelera toda a atividade de reabsorção óssea, contribuindo para a perda da mesma e facilitando a manifestação de problemas periodontais até a perda dos dentes.

É possível usar cremes dentais compostos de fluoreto de estanho para prevenir problemas bucais. Ele ajuda a inibir o metabolismo da placa, evitando a gengivite, doença que atinge a maioria das mulheres adolescentes e grávidas, e até mesmo o sangramento da gengiva.

Vale lembrar que, para manter a saúde bucal em dia, é necessário adotar na rotina cuidados básicos, como sempre escovar os dentes após cada refeição e usar o fio dental. Uma dica extra é evitar os excessos com bebidas alcóolicas e cigarro. Além, é claro, de ir ao dentista periodicamente.

E, se precisar de um tratamento que ofereça qualidade e conforto, acesse o nosso site. Será um prazer ajudar você a melhorar sua qualidade de vida. Conte conosco!