O assunto saúde mental nunca esteve tão em alta quanto no cenário de pandemia e pós-pandemia da covid-19. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o isolamento social, as mudanças bruscas de rotina e outras preocupações naturais deste período incerto aumentaram os casos de depressão, ansiedade e estresse.

Por muitos anos, condições relacionadas ao estado emocional e ao psicológico eram carregadas de mitos e tabus, e encaradas como frescura ou exagero. Além disso, muitas pessoas sequer acreditavam que elas existiam, o que acabava interferindo em diagnósticos e prejudicando a qualidade de vida.

Porém, desde 1992, comemoramos em todo o mundo, o Dia Internacional da Saúde Mental em 10 de outubro. A data foi criada pela Federação Mundial de Saúde Mental justamente com o intuito de chamar a atenção e normalizar o assunto, bem como informar a população.

Com o aumento das campanhas de conscientização, principalmente por parte de órgãos oficiais, cada vez mais indivíduos vêm buscando ajuda e informação sobre maneiras de se cuidar. E, entre os bons hábitos, podemos destacar grandes benefícios da atividade física para a saúde mental.

 

Veja mais: Telepsicologia: atendimento que promove o cuidado com a saúde mental

 

Por que cuidar da saúde mental é tão importante?

A saúde mental se caracteriza por um estado de bem-estar no qual uma pessoa está apta a socializar, trabalhar, contribuir para a sociedade, apreciar a vida e lidar com suas próprias emoções. Isso inclui os sentimentos positivos e negativos que possam surgir.

Certamente, cuidar da saúde em todos os aspectos é algo essencial. Porém, quando alguém não se sente bem emocionalmente na maior parte do tempo, o impacto em toda a sua vida ao redor pode ser muito grande e até mesmo ocasionar sintomas e condições físicas.

De acordo com o Ministério da Saúde, alguns dos transtornos mais comuns que afetam a saúde mental são:

- Depressão;

Ansiedade;

Síndrome de burnout;

- Esquizofrenia;

Síndrome do pânico;

- Transtorno bipolar;

- Transtorno obsessivo-compulsivo.

Para garantir uma boa saúde mental, além de uma rede de apoio e ajuda médica especializada, manter os bons hábitos em dia está no topo da lista de orientações. Em especial, a prática de exercícios físicos.

 

Leia também: 7 dicas de como cuidar da saúde mental

 

5 benefícios da atividade física para a saúde mental

Diversos estudos já comprovaram que o exercício físico ajuda a prevenir e melhorar diversas condições da saúde física. Para a nossa saúde mental, o efeito também é muito positivo, impactando em diferentes aspectos.
 

1. Melhora do humor

Ao praticarmos exercícios físicos, o corpo produz várias substâncias químicas cerebrais naturais, como a endorfina, que ajudam a melhorar a sensação de bem-estar.

Segundo a Fundação de Saúde Mental do Reino Unido, um estudo foi realizado comparando o humor dos participantes em períodos de inatividade, como assistindo TV ou lendo, e após praticarem alguma atividade física. Até tarefas domésticas contavam no experimento.

Como resultado, os relatos dos próprios avaliados sobre seu estado emocional comprovaram que todos se sentiram mais calmos, alegres e despertos depois de estarem fisicamente ativos.

A atividade física ajuda a relaxar os músculos e aliviar as tensões do corpo, bem como é eficaz em nos fazer esquecer das preocupações que nos levam a pensamentos negativos repetitivos.

 

2. Diminuição do estresse

Eventos que afetam o nosso equilíbrio e nossas emoções acabam gerando uma resposta do corpo em forma de estresse. Consequentemente, podemos experimentar uma variedade de sintomas físicos desconfortáveis e comportamentos explosivos.

 

3. Aumento da autoestima

De acordo com especialistas da Mayo Clinic, durante a prática de exercícios, nós acabamos cumprindo desafios e metas, mesmo que pequenos, o que nos leva a criar mais autoconfiança. Além disso, cuidar do corpo e estar bem com a aparência também trazem bons sentimentos e mais disposição.

 

4. Interação social

Conviver e socializar com outras pessoas diminui a sensação de solidão e contribui na construção de momentos mais felizes e tranquilos. Logo, ir à academia ou praticar atividades físicas em grupo são boas oportunidades de conhecer novos círculos sociais e cuidar da saúde da mental.

 

5. Prevenção dos distúrbios mentais

Segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, não só a atividade física pode aliviar os sintomas da depressão ou da ansiedade, como ajuda a evitar que esses quadros retornem.

Além disso, é uma forma eficaz de melhorar o apetite, o sono, o cansaço, a energia, a resistência e a libido, que são fatores que interferem no nosso estado psicológico e mental.

 

Saiba porque a ansiedade vai muito além do emocional!

 

Quais exercícios ajudam com a saúde mental?

De acordo com os especialistas da Universidade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, as pessoas experimentam melhorias independentemente do tipo de exercício. Ou seja, você pode escolher o que mais gosta de fazer e ainda obter todos os benefícios da atividade física para a saúde mental.

No geral, o Ministério da Saúde e outros órgãos oficiais recomendam que adultos pratiquem 150 minutos de atividade de intensidade moderada todas as semanas para estarem saudáveis. Porém, também existem algumas dicas de exercícios, com base em estudos clínicos e pesquisas, que você pode seguir.

 

Aeróbico

A Fundação de Saúde Mental do Reino Unido mostra que muitos estudos analisaram a atividade física em diferentes níveis de intensidade para avaliar seus impactos no humor das pessoas.

Como resultado, entendeu-se que o exercício aeróbico de baixa intensidade por 30 a 35 minutos, de 3 a 5 dias por semana, foi o melhor para aumentar o entusiasmo e a disposição.

Isso inclui realizar as tarefas domésticas e atividades de lazer que envolvam movimento, como andar de bicicleta, por exemplo. Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, uma caminhada de 10 minutos já ajuda a relaxar e limpar a mente.

Para treinos mais intensos que também contribuem com a saúde física e as definições musculares, você pode optar por:

- Cooper ou corrida;

- Natação;

- Zumba;

- Outros tipos de dança.

 

Entenda como lidar com a ansiedade

 

Fortalecimento

As diretrizes oficiais de saúde também recomendam exercícios de fortalecimento pelo menos dois dias por semana, como a musculação e o levantamento de peso. Porém, pensando nos principais benefícios da atividade física para a saúde mental, a ioga e o pilates podem ser as melhores opções.

Além de serem atividades de força e equilíbrio muitas vezes praticadas em grupo, ainda possuem técnicas de respiração, concentração e foco que ajudam a acalmar a ansiedade e relaxar a mente.

 

Prevenção e cuidado

Pensando sempre em como oferecer o melhor auxílio ao paciente, a Care Plus oferece um programa de orientação e acompanhamento psicológico 24 horas, durante 7 dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados.

É um canal exclusivo de atendimento, apoio e direcionamento em situações de crise pessoal e/ou profissional, com equipe especializada, total garantia de sigilo e confidencialidade. Conheça o programa Mental Health.