Não é de hoje que os históricos sobre as mudanças climáticas são verdadeiros alarmes para a saúde das pessoas. Esse é um problema e uma questão a ser resolvida e questionada em âmbito mundial.

As mudanças de temperaturas radicais infelizmente já se tornaram um fato noticiado com muita frequência nos canais de comunicação, resultado de várias atitudes de consumo feitas de maneira irresponsável pelo ser humano. A poluição é um fator de risco que vem crescendo cada dia mais, existem problemas respiratórios graves que foram desenvolvidos por conta dessa ação, como a bronquite causada pelos efeitos da poluição. Além de também contribuir com a piora de casos como rinite, sinusite e demais problemas alérgicos.

A poluição formada pelos gases eliminados no ambiente possui resíduos sólidos da queima de combustíveis e metais pesados, quando inalamos esses gases, as partículas desse material chegam até os alvéolos pulmonares (pequenas estruturas localizadas no final dos bronquíolos), podendo entrar na corrente sanguínea, desencadeando reações inflamatórias que podem piorar os sintomas de problemas como o ataque cardíaco e a bronquite que citamos acima.

O efeito estufa é muito citado como um dos principais indicativos de atenção às mudanças no meio ambiente. Confira abaixo alguns dos seus principais e mais danosos problemas.

  • Piora nos sintomas de doenças respiratórias

Problemas como asma e doenças pulmonares podem sofrer agravantes por conta das mudanças na concentração de dióxido de carbono. A temperatura atmosférica eleva a quantidade de ozônio, uma das consequências do aquecimento global, o que traz substâncias químicas no ar, irritando e dificultando o seu funcionamento, além de resultar em problemas pulmonares e nas vias aéreas.

  • Maior risco de exposição ao sol

O ozônio é um dos gases que compõem a atmosfera, ele tem grande importância para os seres humanos, já que é o único responsável por filtrar a radiação ultravioleta do tipo B, que é nociva aos seres humanos. Com a camada de ozônio comprometida há alguns anos devido ao efeito estufa, a radiação solar chega à superfície da terra com mais impacto e gera mais problemas, como o câncer de pele (quando a pessoa se expõe com mais frequência ao sol, sem os devidos cuidados). As temperaturas elevadas também podem causar insolação ou exaustão. Vale ressaltar que é importante usar protetor solar, roupas leves e manter-se hidratado (a) nos dias de sol mais intenso.

Sempre é importante prevenir doenças, mas vale lembrar que se preocupar em fazer sua parte, como separar o lixo para levar em locais de descarte correto, usar transportes compartilhados e ter uma alimentação mais equilibrada, podem contribuir com a saúde do planeta e, por consequência, a sua e de entes queridos.

Vale lembrar ainda que, caso sinta dificuldade respiratória, busque orientação médica e cuide-se!