O inverno chegou trazendo temperaturas mais baixas em todas as regiões do país. Para quem se preocupa em manter uma alimentação saudável, independente da estação do ano, muitas vezes fica a pergunta: o que comer no frio?

De acordo com os nutricionistas, durante os períodos mais frios o nosso organismo necessita de mais energia para equilibrar a temperatura interna corporal, por isso sentimos a necessidade de comer alimentos mais calóricos.

Mesmo que no Brasil nós não tenhamos um inverno tão rigoroso como em outras partes do mundo, a comida também é responsável por transmitir uma sensação de conforto e aquecimento térmico.

Mas é preciso continuar atento aos alimentos que consumimos durante o inverno, seja para não exagerar na ingestão de comidas altamente calóricas, seja para garantir uma boa imunidade para combater doenças sazonais que costumam atacar nessa época do ano.

Durante as estações mais frias também ocorre uma maior tendência ao sedentarismo, que somado a ingestão de alimentos mais gordurosos e calóricos pode colaborar para o desequilíbrio no balanço energético, levando ao ganho de peso.

Em outras palavras, passamos a consumir mais calorias do que gastamos, assim a balança acaba por registar uns quilinhos a mais ao final do inverno.


6 dicas de alimentos e refeições saudáveis para o inverno

Segundo publicação da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), a melhor forma de evitar o aumento de peso durante o inverno é manter a rotina alimentar nas refeições principais e reduzir a ingestão de alimentos mais calóricos para apenas duas vezes na semana.

A seguir separamos algumas dicas de alimentos e refeições saudáveis para comer no frio por quem deseja manter uma alimentação balanceada e equilibrada nessa estação. Continue a leitura e confira!
 

1. Diversifique as opções de sopas e caldos

Essas refeições já costumam aparecer naturalmente no cardápio nessa época do ano, a dica é procurar prepará-las variando a combinação de verduras e legumes para garantir o valor nutricional. Tente também não usar mais de um carboidrato na receita, ou seja, se for usar batata, por exemplo, dispense a massa de sopa.
 

2. Aposte nos cereais integrais

Além de fontes de fibras, vitaminas e minerais, os cereais integrais como aveia, arroz integral, quinoa, amaranto, cevada e centeio colaboram com a sensação de saciedade, por isso são importantes aliados no controle de peso que podem ser inseridos na dieta.
 

3. Substitua o pão branco

Sopas e caldos costumam pedir o acompanhamento de pães e torradas, não é mesmo? Contudo, o indicado é trocar o tradicional pão branco por uma opção mais saudável, como o pão integral. Existem diversas opções no mercado, inclusive com grãos integrais variados.
 

4. Não abandone o consumo de frutas

É importante atentar para continuar mantendo o consumo rotineiro de frutas no inverno, já que elas são responsáveis por garantir energia, retardar o envelhecimento precoce, auxiliar na saciedade e no equilíbrio do intestino. Uma dica é utilizá-las no preparo de purês, geleias, sucos e vitaminas.
 

5. Beba chás

Além de trazer diversos benefícios para nossa saúde, como as propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, os chás podem gerar sensações de prazer e satisfação em nosso organismo. Escolha a opção que mais lhe agradar, mas lembre-se de consumir com moderação, pois apesar de naturais, podem ter efeitos colaterais.
 

6. Escolha com atenção os ingredientes do fondue

As noites de inverno muitas vezes convidam a degustar um fondue. Porém, fique atento na hora de escolher os ingredientes, tente optar por cortes mais magros de carnes e por chocolate com 70% de cacau, além de substituir doces por frutas.
 

Veja também: Como prevenir as principais doenças de inverno
 

Outros cuidados com a saúde no inverno

Como bem lembra a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), embora possamos sentir menos sede durante o inverno, é importante não descuidar da hidratação do organismo.

Além do nosso corpo continuar precisando da ingestão de líquidos, essa é mais uma forma de prevenir contra gripes e resfriados comuns nessa época do ano.

Por isso, continue com a sua garrafinha de água por perto neste inverno!

Também vale reforçar que as práticas regulares de exercícios físicos nessa estação do ano também são importantes para gastar as calorias consumidas e manter a saúde física e mental.

Mesmo que muitas práticas ao ar livre fiquem restritas, tente não abandonar as atividades físicas, investir em agasalhos e outras vestimentas mais quentes pode ser uma boa solução.
 

Gostou das dicas para esse inverno? Se quiser conhecer mais dicas de saúde, continue navegando no blog da Care Plus e assine o canal da Care Plus no Youtube.