Por muito tempo, a meditação era uma atividade que estava intrinsecamente ligada a prática religiosa. Mais comum no oriente e cercada por misticismos e rotinas espirituais. Porém há algum tempo a prática de meditação foram estudadas cientificamente e adaptadas para fora dessa realidade e hoje são mais conhecidas como mindfulness ou na tradução literal, atenção plena. A prática tem como principal objetivo regular as emoções, melhorar a atenção, a concentração e trazer mais consciência corporal.

A meditação ou mindfulness podem ajudar as pessoas que querem ter mais disposição e concentração. De maneira simplista, essa prática pode ser definida um estado mental e psicológico que pode ser treinado através da atenção ao que acontece no momento presente, de uma forma intencional, aberta e sem julgamentos.

A prática contínua da meditação ou mindfulness podem proporcionar ganhos na saúde mental e física, já que elas nos ajudam a sair do “piloto automático” através do foco na respiração, no corpo e na experencia que ocorre no momento presente, ampliando assim nossa consciência corporal e mental.. Além disso, ela atua significativamente na diminuição de cortisol, reduzindo agentes de estresse, dor, insônia. 

Confira abaixo alguns benefícios dessa atividade!

Aumento da imunidade e da memória: Algumas práticas são voltadas para a atenção nos pensamentos e emoções manifestadas, é comum que a diminuição do estresse e ansiedade acabem contribuindo com a melhora nas defesas do organismo, trazendo reflexos importantes ao sistema imunológico. Também ocorrem ganhos da parte neuroquímica quanto ao funcionamento cerebral, tornando possível os avanços para um raciocínio mais rápido e equilibrado, ajudando também a memória.

Melhorias na saúde do coração: existem diversas pesquisas sobre a melhoria da saúde do coração, A prática regular pode diminuir a ansiedade, o estresse e a pressão arterial, podendo assim diminuir os riscos de se desenvolver uma doença cardiovascular.

Maturidade para lidar com saúde mental e emocional: como já citamos acima, a diminuição do estresse é algo que se pode notar após a prática recorrente. É possível rever seus pensamentos e ações, regular o ritmo da respiração resultando em maior clareza mental e emocional, além de ganhos no processo de aprendizagem, maturidade emocional e psicológica.

Um ponto muito importante a ser lembrado é o autocuidado, afinal ao dedicar um tempo para você mesmo e para o seu bem-estar, Te ajuda a construir um caminho para uma vida mais saudável e feliz. Ao meditar, você está Se dedicando ao seu autocuidado, bastam poucos minutos por dia para se obter os resultados esperados.

Assim como outras atividades, a meditação deve ser levada como uma nova ferramenta de auxílio e manutenção à saúde, não sendo aconselhado usá-la como único meio de cuidado. Por isso, caso sinta a necessidade de acompanhamento psicológico, busque-o com atenção e siga as orientações, pois cuidar do seu corpo e de sua saúde também exige responsabilidade. Caso seja um beneficiário Care Plus, conheça nosso programa Mental Health, que garante cobertura com um time de psicólogos de excelência.