Quem não gosta de um sorriso bonito? Esse é um dos atributos físicos com que as pessoas mais se preocupam. A aparência dos dentes mexe com a autoestima dos indivíduos. Por isso, cresce cada vez mais a procura por tratamentos dentários eficazes.

Além disso, quando os dentes não estão bem alinhados, a saúde bucal pode ficar prejudicada. Dependendo do quadro e de como os dentes estão alocados na boca, a boa higiene se torna mais difícil. Com isso, aumentam as chances de doenças periodontais.
 

Veja mais:
Saúde bucal feminina
Saúde bucal da gestante
 

Antigamente, o uso de aparelhos fixos de metal, principalmente entre os adolescentes, era um tratamento muito comum. Porém, pelo seu aspecto e sua forma, causavam certo constrangimento e incômodo. Muitas vezes chegavam até a machucar a boca, se não houvesse o cuidado necessário.

Neste cenário, surgiram novas tecnologias, como o Invisalign. Para muitos pacientes o tratamento é eficiente e mais confortável.
 

O que é o Invisalign?

O Invisalign é uma marca líder no mercado de produtos ortodônticos, destinados ao alinhamento dos dentes. Seu produto é uma moldeira, chamada de alinhador, transparente e removível, desenvolvido com um material exclusivo chamado de SmatTrack ®.

São considerados mais agradáveis do ponto de vista estético, por não ficarem tão visíveis quanto os aparelhos tradicionais. A Sociedade Americana de Pesquisa Odontológica aponta que seu material é menos irritante para os tecidos bucais e permite uma melhor higiene já que pode ser retirado.
 

Como o Invisalign funciona?

O início do tratamento é igual a qualquer outro. O ortodontista precisa examinar o quadro do paciente e realizar os exames necessários para diagnosticar o problema em questão.

O primeiro ponto que torna o Invisalign diferente é o software em 3D que permite a análise e a previsão de todo o processo do tratamento. Dessa forma, o paciente já consegue ver quais serão os resultados e o profissional sabe, de forma mais precisa, quais procedimentos seguir para alcançá-los.

Com todas as informações avaliadas, o ortodontista desenvolve as moldeiras de forma que elas se encaixem perfeitamente na estrutura dentária do paciente. São réplicas dos dentes que exercem uma leve pressão para reposicioná-los de acordo com a necessidade apresentada.

A Associação Americana de Ortodontia indica que cada conjunto de alinhadores é usado, em média, de uma a duas semanas antes de exigir uma troca. Porém, isso não significa visitas semanais ao dentista, já que é possível preparar de 3 a 4 jogos de moldeiras prevendo o alinhamento pelo software.

É essa troca gradativa que vai provocar os movimentos precisos dos dentes que levam à correção esperada. O objetivo é tratar qualquer tipo de desalinhamento e conseguir que os dentes superiores e inferiores se encaixem corretamente na mordida.

A recomendação é de que o Invisalign seja usado no máximo 22 horas por dia ou seguindo as orientações do seu dentista. O tempo de tratamento e o número total de alinhadores varia de acordo com cada paciente, mas é comprovado que traz resultados mais rápidos que aparelhos tradicionais.
 

Benefícios e desvantagens
 

Aparência e conforto

Nesse quesito, a Associação Americana de Odontologia aponta que o Invisalign é confortável e mais seguro para as gengivas e interior da boca. Isso porque não possui nenhuma chance, pelo material e o design, de provocar machucados acidentais.
 

Veja mais: Saiba mais sobre a retração gengival
 

Além disso, eles são bem clarinhos e quase imperceptíveis, por isso, mesmo que usados no dia a dia, nem sempre são notados. Para quem leva o fator da estética em consideração, esse é um ponto positivo desse tipo de alinhador dentário.
 

Removível para alimentação e higiene

A Associação Americana de Ortodontia aponta o fato de ele ser removível como um grande benefício, porém também uma desvantagem. O lado positivo é que você o retira para comer. Dependendo do alimento, era comum quebrar ou danificar os aparelhos tradicionais em algumas ocasiões.

Além disso, muitas vezes os alimentos ficavam presos entre as placas metálicas, dificultando a escovação. Com Invisalign, é possível escovar os dentes, passar fio dental tranquilamente e higienizar o alinhador à parte antes de voltar a usá-lo.

No entanto, o fato de ser removível, faz com que as pessoas o retirem mais vezes, se esqueçam dele ou o percam com mais facilidade. Para quem já utiliza, a dica é sempre carregar consigo o estojo para o guardar e recolocar quando preciso.

Os especialistas ainda apontam que é necessário ter cuidado com os tipos de bebidas ingeridas quando estiver com o alinhador. Como o líquido pode penetrá-lo, é possível que cause manchas no material transparente e ainda prejudique a saúde dos dentes. Somente a água está liberada.
 

Veja mais: Hábitos para manter o sorriso saudável
 

Duração e eficácia do tratamento

Os dados de estudos apontam que a duração do tratamento com Invisalign chega a ser duas vezes menor do que os com aparelhos de metal em alguns casos. Ele é eficaz para uma ampla gama de problemas ortodônticos e facilita até mesmo o atendimento do dentista.

Porém, os alinhadores não são indicados para todos os pacientes e quadros clínicos. Outros tipos de aparelho ainda podem ser os certos para a correção. Somente um ortodontista poderá avaliar e orientar qual é o melhor tratamento para o seu caso.
 

A Care Plus Clinic é uma rede de clínicas com diversos profissionais altamente capacitados da área de odontologia.


Gostou do conteúdo, acompanhe o blog da Care Plus para mais dicas de saúde.