Planejar uma viagem ao exterior é uma delícia. A gente lista lugares para visitar, pratos para experimentar, bares para celebrar. O foco é sempre no positivo. No entanto, imprevistos nunca podem ser descartados (infelizmente) e estar preparado para eles é essencial.

É para isso que existem a assistência saúde e a assistência viagem

Confundir os dois é muito comum, mas existem diferenças importantes que precisam ser levadas em consideração na hora de contratar ou acionar os benefícios.
Porém, antes de mencionar essas diferenças, vamos fazer um alerta: independentemente do período em que estará fora, faça uma avaliação médica e odontológica completas antes de embarcar. Isso vai ajudar (e muito!) a reduzir os riscos de um imprevisto dessa natureza.
Beneficiários Care Plus que farão viagens ao exterior contam com o Checkup do Viajante: uma orientação médica pré-viagem sobre riscos, doenças e vacinas recomendadas. Tudo estruturado pensando em maior conforto e tranquilidade para você!

Afinal, o que é a assistência saúde?

A assistência saúde é desenvolvida para quem vai passar um período prolongado no exterior ou tem viagens internacionais constantes na agenda (como em função do trabalho, por exemplo).
Em geral, cobre tratamentos de rotina e de emergência e oferece a possibilidade de você escolher o médico e/ou o centro médico onde será atendido (desde que esse profissional ou local estejam dentro do plano de cobertura).
A cobertura de uma assistência saúde internacional varia de acordo com o plano selecionado, mas normalmente inclui internação hospitalar, exames de rotina, cobertura para doenças preexistentes, cobertura para quadros crônicos, rede de provedores médicos, tratamento ambulatorial, cobertura de maternidade, tratamento odontológico, repatriação.
O plano Care Plus Master Internacional oferece a opção de ampla mobilidade no atendimento e está presente em 190 países. É o primeiro plano do Brasil que oferece acesso a procedimentos médicos dentro e fora do país. Aqui tem a lista de benefícios (que, sim, garantem uma tranquilidade e tanto para qualquer viagem!).

Vamos falar de assistência viagem

A assistência viagem é mais focada no turista, em quem vai sair em férias por um tempo mais curto, e fornece uma rede conveniada de serviços como hospitais, clínicas, exames, medicamentos, guias turísticos, informações, entre outros serviços que exijam que você coloque a mão no bolso no exterior.
Em geral, funciona por meio de rede credenciada e é um bom aliado para garantir que nenhuma dor de cabeça atrapalhe o seu passeio (e você pode entender “dor de cabeça” no sentido literal e também como sinônimo de contratempos). Lembrando que é fundamental o contato prévio com a empresa de assistência.
Beneficiários dos planos de saúde Care Plus contam com cobertura internacional de até 300 mil dólares (o que é 10x superior ao exigido para viagens à Europa) e representa a maior cobertura oferecida por uma operadora de saúde no Brasil.
Entre os serviços oferecidos, estão assistência para casos como: perda de bagagem, roubo ou extravio de documentos, atrasos de voos, assistência judicial e reembolso para despesas odontológicas e com medicamentos.

Por que esses serviços são tão importantes?

Dependendo da circunstância em que a sua viagem está inserida, em caso de um imprevisto médico, por exemplo, você poderá ter que arcar com um custo bem alto, comprometendo seriamente o seu orçamento. (O que já não aconteceria com uma assistência saúde ou assistência viagem).
Além disso, muitos lugares exigem que turistas tenham um serviço dessa natureza durante sua estadia. Os países que assinaram o Tratado de Schengen, por exemplo, exigem a contratação de assistências com valor mínimo de cobertura de 30 mil euros, que garantem ao menos os gastos com despesas médicas básicas.
(Para facilitar, seguem os países que fazem parte deste acordo: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Islândia, Luxembrugo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Suécia.)
Escolher entre assistência saúde e assistência viagem depende muito do seu perfil e do tempo que vai passar no exterior. Mas se precisar de ajuda com mais orientações e informações sobre esses serviços, é só falar com a gente!