Existem diversos esportes que contribuem para manter o corpo ativo e a mente saudável. Continue lendo e solucione suas principais dúvidas sobre musculação.

Os cuidados com a saúde vêm ganhando espaço no dia a dia das pessoas. A musculação, por exemplo, é um exercício praticado em ambientes internos, que consiste em levantar pesos de diversas cargas e em diferentes intensidades.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a musculação, como toda atividade física, é fundamental para a saúde. Por isso, a OMS reforça:

- A atividade física é boa para o corpo e para a mente.

- Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma e quanto mais, melhor.

- Toda atividade física conta.

- O fortalecimento muscular beneficia a todos.

- O comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde.

- Todos podem se beneficiar com o aumento da atividade física e a redução do sedentarismo.

 

Veja: Quais os benefícios da atividade física para a saúde mental?

 

Musculação x fisiculturismo: qual a diferença?

Diferente do que muitos pensam, musculação não é o mesmo que fisiculturismo. O fisiculturismo é o esporte derivado da musculação, que possui competições, objetivos, cargas e intensidade de treino diferentes.

Devido ao estigma, e muitas vezes à confusão com o fisiculturismo, é comum associar a musculação com atividades de alta performance. No entanto, isso não é realidade. A musculação pode ser realizada em diferentes idades e intensidades.

Para idosos, por exemplo, a musculação pode melhorar a força muscular e diminuir o risco de quedas, fraturas e dependência de terceiros, de acordo com o NHS, sistema de saúde público do Reino Unido.

 

Leia também: Exercícios na gravidez: 8 dicas para uma gestação saudável

 

Antes de praticar qualquer exercício, tire suas dúvidas para compreender se a atividade escolhida se enquadra nas suas necessidades e objetivos. Por isso, sempre consulte um profissional de Educação Física para adaptar os exercícios e atividades que você pretende praticar à sua realidade.
 

Dúvidas comuns sobre musculação
 

Com quantos anos posso começar a fazer musculação?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), não há uma idade exata para iniciar a musculação. Por isso, crianças antes mesmo da puberdade já podem começar a prática. No entanto, é preciso que os exercícios sejam adaptados e que haja acompanhamento profissional para evitar lesões e erros de execução. Além disso, a SBP não recomenda o uso de suplementos alimentares para crianças e adolescentes sem recomendação médica.

Quanto antes a criança aprender sobre a importância de cuidar da saúde, maior a chance de manter o hábito por toda a vida.
 

Musculação ajuda a emagrecer?

Sim. Em geral, toda atividade física, quando bem executada e com intensidade de moderada a intensa, auxilia na perda e manutenção do peso. Mas é preciso reforçar que, ao praticar musculação, haverá ganho de massa magra e perda de gordura. Portanto, é possível que na balança não haja redução de peso significativo devido ao aumento muscular.

Experimente observar seu corpo, tire fotos para si e observe como ele muda. Além disso, não fique pensando apenas nos números na balança, foque na sua saúde e bem-estar.

 

Leia também: Confira 6 exercícios para emagrecer com saúde

 

O que comer antes e depois do treino?

A dieta é sempre um ponto sensível para pessoas que começam a treinar e praticar musculação. O ideal é consultar um nutricionista para avaliar seu estado nutricional e recomendar um cronograma alimentar adequado. Por isso, não corte alimentos da sua dieta sem saber os possíveis riscos.

Em suma, a alimentação pré-treino é essencial para manter os níveis de glicose no sangue dentro dos valores adequados. Assim, é possível evitar a fatiga, a hipoglicemia e melhorar o rendimento da atividade.

Já a alimentação pós-treino auxilia na recuperação do organismo, dos músculos e do estoque de energia. Além disso, não se esqueça de se manter hidratado.
 

Com quanto tempo de treino é possível ver resultados?

O tempo para observar resultados na academia depende de diversos fatores, como intensidade e frequência do treino e se a dieta está adequada, por exemplo. Por isso, tente realizar acompanhamento profissional para que você consiga extrair o máximo do seu potencial com segurança.
 

Quais os erros comuns na musculação?

- Seguir o treino de um amigo;

- Malhar em jejum;

- Colocar carga além do que você é capaz;

- Não pedir ajuda aos instrutores para aprender a execução dos exercícios;

- Fazer somente os exercícios e grupos musculares que gosta.
 

Como saber se estou executando o exercício corretamente?

O primeiro passo é pedir ajuda dos instrutores da academia para que eles corrijam sua execução. Além disso, você pode pesquisar vídeos e tutoriais na internet sobre o assunto. E lembre-se: não siga a ficha de treino de outras pessoas.

Gostou do conteúdo? No nosso blog você pode contar com mais informações sobre saúde, bem-estar e atividades físicas. Confira!