A falta de tempo para agendar e comparecer a uma consulta médica pode ser a desculpa de muita gente para não dar a devida atenção à saúde. Dessa forma, a consulta médica em casa proporciona comodidade e praticidade, além de possuir uma série de vantagens.

A consulta médica em casa, que é uma das possibilidades dentro do chamado Home Care, tem sido uma modalidade de atendimento médico que apresenta crescimento desde 2014. De acordo com o Núcleo Nacional das Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (NEAD), alcançou a marca de mais de 1 milhão de brasileiros assistidos dessa forma.

É possível dizer que a modalidade de atendimento tem ganhado força dentro de uma realidade, na qual a população demanda do setor de saúde soluções mais eficazes para as condições de atendimento.
 

Leia também: Telepsicologia: atendimento que promove o cuidado com a saúde mental
 

Contudo, vale lembrar que o atendimento médico domiciliar surgiu inicialmente como uma alternativa de assistência, principalmente às pessoas idosas, que possuem dificuldades devido à mobilidade reduzida, ou muitas vezes estão acamadas.

Como necessitam de um cuidado médico mais frequente, inverteu-se o papel: ao invés de a pessoa ir até a clínica ou hospital para ser atendida, os profissionais da área da saúde são encaminhados até a casa do paciente.

No entanto, hoje é possível dispor desse conforto também para pacientes de outras faixas etárias e que não se encontram em estado limitado.

O movimento do atendimento médico em casa é mundial e foi muito acelerado em função da pandemia do novo coronavírus. A tendência traz benefícios para todos, pois também diminui a pressão nos sistemas públicos e privados de saúde.

De acordo com um censo elaborado pelo Nead, em 2019, mais de 290 mil pessoas passaram por algum tipo de recuperação médica em casa no Brasil. Se não houvesse o atendimento residencial, seria necessária a abertura de 21 mil novos leitos no país, o que equivale a todos os leitos públicos e privados do Estado de Pernambuco.
 

Veja 7 vantagens da consulta médica em casa

Além da praticidade e comodidade para o paciente, a consulta médica em casa possibilita o maior envolvimento do médico com o paciente e sua família.

Confira a seguir quais são as principais vantagens da consulta médica em casa:

  1. Não enfrentar filas: o atendimento em casa evita o tempo de espera em filas de consultórios médicos, aguardando a consulta. Isso facilita a rotina do paciente e, até mesmo, dos familiares que, muitas vezes, precisam acompanhar a consulta;
     
  2. Atendimento com horários diferenciados: para quem tem uma rotina intensa de trabalho ou de outras atividades e tem dificuldade de agendar consultas em horários comerciais, o atendimento médico em casa possibilita uma escolha de horários que melhor se adaptam ao seu cotidiano;
     
  3. Menos risco de contaminação: em casa o paciente terá menos contato com outros doentes. Sabemos que é possível pegar uma infecção hospitalar, quando visitamos locais de saúde. Com o atendimento médico em casa, as chances de isso acontecer são muito menores;
     
  4. Maior rapidez de recuperação: com o paciente em casa, a proximidade com amigos e familiares também pode proporcionar uma recuperação mais acelerada em razão do fortalecimento psicológico e emocional que esses laços podem gerar;
     
  5. Desafogar os serviços de saúde: com pacientes de outras patologias recebendo o tratamento em casa, hospitais e unidades de saúde podem destinar seus leitos aos tratamentos mais graves;
     
  6. Maior envolvimento da família: com a consulta sendo realizada no ambiente doméstico, há possibilidade de maior interação dos membros familiares do paciente. Esse fator proporciona maior adesão do paciente ao tratamento;
     
  7. Atendimento humanizado: a consulta em casa proporciona ao paciente uma maior sensação de acolhimento e amplia as chances de uma conversa com o médico sobre dúvidas, angústias e incertezas. Isso faz com que o paciente se sinta mais confiante em relação ao médico, o que contribui com o resultado do tratamento.
     

Leia também: Você sabe o que faz o médico da família?
 

Quando solicitar um médico em casa?

A consulta em casa deve ser solicitada para pacientes estáveis que não necessitem de atendimento emergencial e/ou não estejam em fase aguda da doença.

O cuidado especial com idosos também é um motivo comum para solicitar o atendimento médico no lar.

Dificuldade de locomoção, exposição a vírus e bactérias, além da falta de segurança são, muitas vezes, fatores que impedem o idoso de ir até uma clínica ou consultório. Nesses casos, a consulta médica em casa é recomendada.

Com o programa Saúde em Casa, a Care Plus oferece aos seus beneficiários consultas domiciliares nas especialidades de pediatria e clínico geral.

O objetivo da iniciativa é criar uma relação de proximidade entre médico e paciente, além de garantir segurança, conforto e tranquilidade a você e sua família.

As consultas podem ser agendadas 7 dias por semana, das 7h às 23h e com até 48 horas de antecedência ao atendimento.

Este serviço está disponível para beneficiários que residem na cidade de São Paulo, Osasco, ABC, Campinas, Alphaville e Belo Horizonte.
 

Quer usufruir dessa e de outras vantagens para você e sua família? Entre em contato com nossa equipe de atendimento.