Manter o corpo em movimento é um dos conselhos mais importantes que você pode seguir para ter qualidade de vida e mais saúde. Exercícios físicos regulares combinados a uma rotina alimentar balanceada trazem diversos benefícios ao longo da vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todas as pessoas que estão na faixa etária entre 18 e 64 anos devem praticar 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana.

Mas isso não quer dizer que os exercícios não devem começar na infância e ainda serem parte da rotina dos idosos. Pessoas de diferentes faixas etárias – e quadros clínicos, no caso de quem tem condições especiais de saúde – devem receber diferentes orientações de tempo e de intensidade das atividades.

Porém, atualmente, existem dois cenários que estão em lados opostos e apresentam riscos para o bem-estar do indivíduo: o sedentarismo, caracterizado pela falta de atividades físicas, e a prática extrema de exercícios para emagrecer.

 

Veja mais: Emagrecer lentamente aumenta a chance de permanecer magro

 

Emagrecer x cuidar da saúde

Como já sabemos, os exercícios físicos são aliados do fortalecimento muscular, da flexibilidade, do equilíbrio, da prevenção de doenças e, claro, do emagrecimento. Sua prática deve visar o conjunto desses elementos, levando em consideração a idade, físico e condição de saúde do indivíduo.

Dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, entre os entrevistados, 40,3% dos participantes de 18 anos ou mais foram classificados como sedentários.

Além de ser um forte determinante para o desenvolvimento da obesidade, o sedentarismo tem um tremendo impacto negativo na saúde geral. Reduz o tempo de vida, bem como a sua qualidade, representando um fator de risco para diferentes doenças crônicas e do envelhecimento.

Do outro lado da balança, o excesso de atividades e esforço também pode trazer problemas, principalmente físicos e musculares, para quem não respeitar os limites do corpo. É preciso saber dosar e escolher exercícios para emagrecer com saúde e bem-estar.

 

Veja mais: Quais são os cuidados para quem pratica atividade física

 

6 exercícios para emagrecer e seus benefícios

Separamos uma lista com 6 exercícios para emagrecer, que são recomendados como uma prática saudável inclusive para quem está acima do peso ou sedentário.

Mas vale lembrar que uma avaliação médica e exames para conferir as condições clínicas são imprescindíveis antes de iniciar qualquer atividade. Assim, você aproveita os benefícios sem se machucar.
 

1. Dança

Quem não adora colocar uma música alta e dançar para descontrair? Então, por que não ir a aulas de dança e ainda contribuir com a sua saúde? Envolvendo som e ritmo, essa prática exige intensa movimentação do corpo, por isso traz muitos benefícios para o físico e para os cuidados com a saúde mental.

De acordo com o blog de saúde do Governo Federal, a dança, em qualquer  uma das suas categorias, é uma atividade que pode ser praticada por todas as idades. Além de gastar energia e queimar muitas calorias, esse exercício melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, a coordenação motora e impacta positivamente no sistema cardiorrespiratório.
 

2. Hiit

Segundo o American College of Sports Medicine, para se perder peso de forma saudável e rápida com atividade físicas, um dos segredos é investir nos exercícios intensos usando os grandes grupos musculares.

O treino HIIT (High Intensity Interval Training) utiliza da alta intensidade para acelerar o metabolismo e promover uma grande queima de gordura. As séries podem misturar corrida, bicicleta, agachamento, polichinelo, musculação, entre outros exercícios.
 

3. Corrida

Há quem seja fã das caminhadas aos finais de semana e elas, de fato, são um ótimo exercício. Mas se o seu foco é perder peso mais rápido, vale saber que em apenas uma hora de corrida é possível queimar até 500 calorias.

Essa prática pode ser inserida nos seus dias de caminhada aos poucos até que você se sinta confiante para intensificar o treino. Seus benefícios incluem a melhora do fluxo sanguíneo e o fortalecimento dos músculos e ossos, prevenindo doenças cardiovasculares e a osteoporose.

A corrida também é uma grande aliada das nossas boas noites de sono e da nossa sensação de bem-estar, liberando hormônios que desestressam o corpo e nos fazem bem.

 

Veja mais: 5 dicas de como começar a correr

 

4. Bicicleta

Desde uma aula de Spinning, uma volta no parque pedalando em sua bike ou até ir e voltar do trabalho com essa locomoção, todas práticas se configuram como exercícios de alto gasto calórico e com muitas vantagens para a saúde.

Mantendo a postura no lugar para pedalar, você melhora o posicionamento do seu corpo, o equilíbrio geral e sua coordenação. Ademais, nada como um passeio em uma bela paisagem para relaxar o corpo. Não é à toa que a atividade ainda auxilia com os quadros de ansiedade e depressão!
 

5. Musculação

Durante um processo de emagrecimento, principalmente para quem estava muito acima do peso saudável, é natural que também aconteça a perda de músculos além da gordura.

Segundo o American College of Sports Medicine, é importante combinar um treino que exercite todos os principais grupos musculares usando pesos livres ou máquinas, como as existentes em academias ou salas de ginástica.

O ganho de músculo, na verdade, aumenta o gasto calórico do corpo e acelera a perda de peso naturalmente. Por isso, vale acrescentar algumas séries de musculação entre as suas atividades aeróbicas.

 

Veja mais: Aprenda maneiras simples de perder a barriga, com base na ciência

 

6. Natação

Na Guia Prático de Exercício Físico e Obesidade da ABESO – Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, a natação está entre os exemplos recomendados de exercícios físicos aeróbicos para emagrecer.

Considerado de baixo impacto, a natação pode ser praticada por todas as idades, com poucas possibilidades de lesão, mas um ótimo gasto calórico. Além de melhorar a função cardíaca e respiratória, é ainda uma grande aliada das articulações e da flexibilidade.

Confira mais dicas sobre atividades físicas!