Há um tempo o plano de saúde empresarial é considerado o segundo principal benefício (perdendo apenas para o salário). Mas muitas vezes ele também serve como um decisor na atração e retenção de talento.

Isso porque as pessoas estão em busca de segurança quando o assunto é saúde, portanto querem ter acesso aos melhores hospitais, médicos e laboratórios, além de serviços rápidos e eficientes.

Portanto, oferecer um plano de saúde de qualidade mostra que a empresa enxerga seus colaboradores como parceiros. E para obter os melhores serviços em saúde sem ter surpresa no reajuste, é importante que todos da empresa utilizem o benefício da melhor forma, assim todos tendem a ganhar.

Neste post, mostraremos como é possível orientar seus colaboradores para que eles utilizem o plano de saúde de forma consciente.

 

Oriente sobre o uso do plano de saúde empresarial

Uma boa ideia é falar sobre como o mau uso do plano pode afetar a própria continuidade do benefício. É importante que os beneficiários entendam, por exemplo, o porquê da inflação médica ser mais alta que a inflação comum; os malefícios da alta sinistralidade; e como evitar custos exorbitantes apenas fazendo as escolhas corretas na hora de escolher o provedor de saúde.

Inicie realizando palestras dentro da sede empresarial. O palestrante pode ser um médico, por exemplo, que é um profissional apto a explicar que o plano de saúde só deve ser utilizado em casos de real necessidade.

Também eduque os colaboradores informando que as consultas e os exames devem ser feitos periodicamente, mas como forma de prevenção ou diante de um possível risco de saúde.

 

Ofereça o plano com coparticipação

Outra tática é oferecer o plano de saúde empresarial com coparticipação, ou seja, o colaborador se responsabiliza pelo pagamento de uma parte do plano ou de um determinado valor quando precisar recorrer à cobertura.

Quando os colaboradores também precisam desembolsar dinheiro, eles acabam fazendo um uso mais racional do plano de saúde.

Na Care Plus oferecemos coparticipação personalizada, que se encaixe com o as necessidades de cada empresa. Além disso, contamos com hospitais e laboratórios parceiros que permitem a isenção de alguns atendimentos. E em casos de doenças de baixa gravidade, também contamos com clínicas próprias para consultas com clínicos gerais e pediatras, sem necessidade de agendamento prévio e com isenção da copay.

 

Desenvolva um programa de qualidade de vida

Desenvolver um programa de qualidade de vida pode ser uma forma de conseguir engajamento da equipe de colaboradores em um processo sério de conscientização do uso moderado do plano de saúde.

A prevenção contra os problemas de saúde é uma forma eficaz de diminuir ou não aumentar a sinistralidade das operadoras.

Algumas formas de implementar esse programa de qualidade de vida são:

  • descontos em academias;
  • atividades ao ar livre com personal trainer;
  • alimentação mais saudável, com cardápios sugeridos por nutricionistas ou outros especialistas no assunto.

Em conjunto com as consultas médicas periódicas (no tempo certo), essas estratégias contribuem para diminuir gastos com planos de saúde e, ao mesmo tempo, deixam os colaboradores mais produtivos e felizes.

Na Care Plus temos a área de Gestão de Saúde com diversos serviços como: programa de prevenção em doenças cardiovasculares, gerenciamento de doenças crônicas, acompanhamento de gestantes, programa de atendimento psicológico, cuidado oncológico, nutricionistas, e muitos outros.

 

plano de saúde empresarial

 

Incentive as medidas de prevenção

Ainda é um hábito procurar o médico somente para remediar uma situação, ou seja, depois que a doença já foi constatada e os sintomas já estão muito avançados. Nesses casos, as despesas médicas costumam ser muito maiores, pois são necessários exames e tratamentos mais demorados e mais caros.

Por isso, é importante que o setor de pessoas e RH separe os colaboradores por grupos que apresentam riscos específicos à saúde, como os que sofrem de hipertensão, os que sofrem de problemas cardíacos e os que sofrem de diabetes. O monitoramento dos problemas de saúde fica mais fácil desse jeito.

Para as pessoas que não têm histórico de doenças graves, diabetes, pressão alta, etc. é recomendável incentivar uma alimentação saudável, atividade física e exames periódicos 1 vez por ano.

Também é aconselhável estimular campanhas de saúde, o uso de camisinha, a vacinação, o combate ao tabagismo e outras medidas preventivas.

Ao utilizarem o plano de saúde empresarial com consciência, os colaboradores estarão contribuindo para reduzir custos e também para otimizar sua própria qualidade de vida, melhorando seu desempenho no trabalho e em sua vida pessoal.

 

Acompanhe nosso blog e veja mais dicas!