O plano de saúde empresarial é um benefício que traz uma grande diferenciação para as companhias. Trata-se de uma excelente técnica para atrair e reter talentos, além de aumentar a motivação e o engajamento.

No entanto, a empresa precisa ter máximo controle quanto ao seu uso, do contrário, a sinistralidade pode ser elevada e disparar os custos. Ao mesmo tempo, é comum que os gestores tenham dúvidas sobre como o processo acontece.

Afinal, é viável ou não acompanhar a utilização do plano de saúde?

 

Há formas de verificar o uso do plano por parte dos beneficiários?

Quando uma empresa escolhe uma operadora de qualidade, é fácil acompanhar como andam os gastos. Isso acontece por meio do uso de painéis de controle e pela geração de relatórios com dados mensais.

As informações demonstram quais são os serviços mais usados do plano de saúde empresarial, a frequência de sinistros a cada período e como os recursos foram empregados. Isso permite que a gestão se planeje quanto aos custos e tenha máximo entendimento do padrão de saúde dos colaboradores.

O uso de tecnologia é especialmente importante nessa etapa, pois é o que garante a geração de estatísticas confiáveis. Mais uma vez, contar com uma operadora robusta é necessário para ter acesso a esses dados.

 

Quais são os impactos de acompanhar o plano de saúde empresarial?

Muitas empresas ainda não sabem que fazer esse monitoramento pode gerar efeitos muito positivos. Em primeiro lugar, essa é uma forma de compreender se os beneficiários têm utilizado os recursos do jeito certo. Ao notar que existe algum nível de abuso ou desinformação, a gestão pode atuar na prevenção e na conscientização.

Também é uma forma de controlar melhor a sinistralidade e agir de maneira preventiva. Isso diminui os custos extras e garante maior alinhamento com as necessidades financeiras do empreendimento.

Além de tudo, é um jeito de verificar tendências. Por meio da análise estruturada de dados quanto ao uso do plano de saúde empresarial, identificam-se potenciais pacientes crônicos. Então, é possível direcionar os cuidados.

Ao final, fazer essa análise melhora o controle e a visibilidade sobre o benefício, assim como garante um entendimento melhor das necessidades dos beneficiários. Com os dados, ainda é possível evitar gastos extras.

 

plano de saúde empresarial

 

Como usar as informações a favor do negócio?

Acompanhar a utilização do plano de saúde empresarial gera um conhecimento importante para a empresa. Para que tragam os efeitos positivos esperados, as informações devem ser usadas do modo correto.

Uma das possibilidades é adotar programas de prevenção e de cuidado intensificado com a saúde. Beneficiários predispostos à condições crônicas ou que inspiram mais cuidados recebem atenção especial. Inclusive, as ações podem ser feitas dentro da empresa, como um programa nutricional ou ginástica laboral. Isso melhora a saúde, a qualidade de vida, e diminui a necessidade de utilizar o plano com intensidade.

Também é válido verificar a utilização para alinhar as contratações dos convênios. Dependendo das necessidades específicas, é possível recorrer à uma cobertura maior ou com serviços especiais. Desse jeito, será fácil prevenir problemas no futuro.

Novamente, a atuação de uma boa operadora faz a diferença para que esses efeitos sejam consolidados. Do contrário, a tomada de decisão é mais difícil.

Verificar como é a utilização do plano de saúde empresarial é possível por meio de relatórios gerenciais mensais. Essa é uma possibilidade apresentada por boas empresas de cuidado com a saúde e ajuda a tomar decisões melhores para evitar os custos extras.

Com esses dados à vista, é possível desenvolver ações dentro da própria empresa.

 

Aproveite e leia como adotar atividades físicas no trabalho e obtenha efeitos ainda melhores.