O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, tem como tônica a preservação do meio ambiente e nos alerta para uma reflexão importante: como usar menos plástico em nosso cotidiano?

O material é um dos mais utilizados no nosso dia a dia e, também um dos que mais agridem a natureza, levando até 400 anos para se decompor.

De acordo com relatório From Pollution to Solution: A Global Assessment of Marine Litter and Plastic Pollution (Da Poluição à Solução: Uma Análise Global sobre Lixo Marinho e Poluição Plástica), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos.

Além de ameaçar o ecossistema marinho, a poluição dos oceanos com os resíduos de plástico tem consequências graves para a biodiversidade e, também para o clima.

O organismo humano também é suscetível à contaminação por resíduos plásticos em fontes de água, que podem causar alterações hormonais, distúrbios de desenvolvimento, anormalidades reprodutivas e, até mesmo, câncer.

A poluição proveniente principalmente das micropartículas de plástico termina por ser ingerida pelos seres humanos através de frutos do mar, bebidas e, até mesmo, sal comum, mas também penetram na pele e podem ser inalados quando suspensos no ar.

Ainda segundo o relatório da ONU, até 2040, os volumes de plástico que fluem para o mar quase triplicarão, com uma quantidade anual entre 23 e 37 milhões de toneladas. Isto representa cerca de 50 kg de plástico por metro de costa em todo o planeta.
 

Leia também: Poluentes no meio ambiente e os impactos na saúde
 

Conheça 15 dicas práticas para usar menos plástico no dia a dia

O estudo Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização, da organização não-governamental  WWF (Fundo Mundial para a Natureza), aponta que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Índia. O país produz, em média, aproximadamente 1 quilo de lixo plástico por habitante a cada semana.

Está claro que são necessárias ações em escalas mundiais que promovam a redução dos plásticos, transforme toda sua cadeia de valor e incentive uma destinação adequada dos resíduos plásticos.

Mas quais são as atitudes que nós podemos adotar para reduzir o nosso consumo de plástico?

A seguir listamos 15 atitudes que podem ajudar a fazer a diferença, ainda mais quando somadas, buscando por soluções que minimizem o impacto ambiental e que visem o bem-estar da natureza e do planeta.

  1. Use produtos capilares que não contenham ingredientes plásticos, como silicone e petróleo;
     
  2. Livre-se dos micro plásticos e mantenha-os fora da sua rotina de cuidados com a pele. Procure produtos naturais e que não contenham micropartículas. As alternativas incluem produtos de sal marinho e esfoliantes à base de plantas;
     
  3. Descarte o uso de glitter que, embora atraente por seu brilho e tamanho, pode ser confundido com comida de peixe;
     
  4. Não compre água mineral em garrafas plásticas, leve uma garrafa de água reutilizável não plástica com você;
     
  5. No trabalho, use um copo reutilizável não plástico para o seu café ou chá;
     
  6. Troque as tupperwares por vasilhas de vidro;
     
  7. Mantenha algumas sacolas reutilizáveis enroladas em casa, no trabalho e na sua bolsa;
     
  8. Por que não pedir ao seu restaurante favorito para substituir as embalagens plásticas por alternativas sustentáveis? Além de saudável, é mais econômico;
     
  9. Esqueça os canudos de plástico e troque-os por uma versão de metal reutilizável;
     
  10. Use detergentes ecológicos, esponjas de lavar louça feitas de fibras naturais e produtos de limpeza que não agridam nossos rios, recifes de corais e oceanos;
     
  11. Opte por tecidos naturais, reduza a quantidade de roupas feitas de tecidos plásticos sintéticos em seu armário, que liberam pequenos micro plásticos que acabam no oceano e nos pulmões;
     
  12. No supermercado, opte por embalagens sem plástico sempre que possível;
     
  13. Lembre-se também de levar sua ecobag para as compras;
     
  14. Não jogue lixo no chão. Quase um terço das embalagens plásticas usadas em todo o mundo se transforma em lixo que acaba entupindo os sistemas de esgoto e, eventualmente, acabam nos rios e oceanos;
     
  15. Use fio dental de fibra natural revestido com cera de abelha, pois o fio dental tradicional é feito de nylon ou teflon, que é o mesmo material de uma panela antiaderente.

E você, quais dessas dicas está disposto a adotar para reduzir o consumo de plástico? Para mais conteúdos interessantes, continue navegando em nosso blog.